Personalidade| Claudia Pagnoncelli
Representando múltiplos talentos
Por Dani Pessôa
Desde da infância a bela Claudia Pagnoncelli apresenta sua desenvoltura artística. A mescla de talentos fez a atriz, cantora e bailarina se dedicar aos palcos, ampliando a cada dia sua bagagem cultural. A artista que integra a Cia Teatral Art & Improviso, tem sua estreia marcada junto ao espetáculo HumaNus. Leia esta entrevista na íntegra e saiba das novidades!
Imagem.:Divulgação
Show&Art.: De todas as influências absorvidas durante a vida artística, quais considera imprescindíveis para suas personagens no espetáculo HumaNus ? Quais elementos e propostas inovadoras são apresentadas em cena?
Claudia.: Olá Dani!!!Em primeiro lugar…Prazer enorme em dar essa entrevista!Bem…Muitas foram as influências,na dança,na música,na dramaturgia,na arte em geral.Nestas personagens,uso todas essas linguagens,que foram de fato imprescindíveis para a construção destas. Utilizo a dança principalmente, como recurso primordial em uma delas.O público se envolverá com essa magia com certeza!Já sobre as propostas inovadoras posso falar no geral do espetáculo… em off.: se eu falar muito das minhas personagens o público descobrirá as surpresas (risos).A proposta do diretor Dom Castilho é fomentar e desafiar o público quase que em tempo integral,o que torna o espetáculo dinâmico! As histórias são reais,abordam situações cotidianas e com cada uma delas as pessoas se identificarão.Há personagens hilários e há aqueles que desencadearão uma série de emoções,com histórias dramáticas.A composição de diversos monólogos,compõe nosso espetáculo.
Show&Art.: As artes complementam-se entre si. Observando todo processo corporal, por qual arte você se expressa com maior amplitude? Curte mais interpretar personagens contidas ou prefere encarar desafios mais explosivos? Suas personagens em HumaNus se encaixam em quais métricas?
Claudia.: Com certeza a de atriz;pois o ator no meu ponto de vista tem que ser completo:ele dança,canta,atua,toca…E como atriz posso brincar com todo esse mundo de possibilidades.No “Humanus”,certamente estarei encarando uma personagem explosiva,cheia de desafios.Ressaltando que uma delas,será o maior desfio da minha carreira.Agora,não há aquela que prefira,tanto a contida,como a explosiva seriam desafiadora ema minha óptica é difícil fala em preferência,amo atuar! Tudo que faço e o que faço é com amor e paixão.O desafio,é sempre apresentar algo inovador à cada personagem que tenho a honra de personificar.
Show&Art.: Se houvesse uma definição para você como artista cenicamente falando, qual seria? De todos os trabalhos e processos criativos qual mais te marcou positivamente?
Claudia.: Acho que poderia definir em uma palavra “reinventora”.Gosto de reinventar…Inventar seria difícil porque temos tantas referências, graças à Deus! Pessoas que inspiram.Mas gosto de a partir disso,tentar inovar o que já existe”reinventando”.
Ah, quanto ao que mais me marcou positivamente foi a personagem “Carmem”.Ali trabalhamos a Carmem sedutora,mentirosa,comediante em alguns momentos.Acoplamos o canto,a dança,a arte da interpretação,inclusive quando não havia falas.Cenas mais fortes,foram coreografadas por mim e foram extremamente difíceis para ensaiar já que; o outro ator não tinha contato com a dança clássica e contemporânea, um desafio para eu e para ele, junto a proposta do diretor.Aprendi muito,com colegas do elenco,produção e direção.Levo com carinho essa experiência.Recentemente,também encarnei o papel de uma lésbica,num curta-metragem,do diretor Bruno Fai,me marcou bastante pelo desafio até da proposta do jogo que havia entre as personagens.Aprendi muito por ter sido diferente de tudo, foi um processo maravilhoso!
Show&Art.: Você tem preferência em interpretar algum tipo de texto? Já se identificou de forma surpreendente com alguma personagem?
Claudia.: Não tenho preferências não!Como disse anteriormente,amo o que faço. Realizo com paixão,venha o que vier. Mas já me identifiquei com várias e em cada uma tem um pouco de mim.Pode ser a louca,a tímida,a sedutora,a distraída,ciumenta,explosiva…Ainda não poderia pontuar uma em questão(risos)estaria mentindo. Como dizem mesmo por aí “De médico,psicólogo,louco,todo mundo tem um pouco!”(gargalhadas)…Tenho um pouco de cada uma que já interpretei.
Show&Art.: Quais leituras busca para crescer profissionalmente? Conte-nos mais sobre seu trabalho corporal de manutenção, quanto bailarina clássica e cantora. Existe uma coreografia para sua vida, ou esta se encontra em composição?
Claudia.: Todo o tipo! O ator tem que se interar de tudo; política, ciência, poesia, contos, romances, biografias…Gosto de ler,assistir peças,ir ao cinema,exposições…São tantas e diferentes leituras que percebi que existiam ao longo do processo; até “ler”o ser humano em suas diferentes vertentes,a observação me faz criar, interar e crescer…São leituras divergentes e muito importantes.Eu adoro dança! Hoje,gosto de praticar ballet, pilates e corrida sempre que posso nas horas vagas, quando me resta um tempinho.Faço aulas de canto com meu amigo e bacharel em música,por sinal,excelente cantor lírico “Devanir Barbosa”que cuida da questão voz , para que eu esteja sempre em dia com a afinação e técnica vocal. Agora a coreografia para minha vida,está em constante construção.Afinal,há muitas leituras ainda a fazer,muito a aprender,tantos coisas para viver! As construções são infindas,como o conhecimento,como o ciclo da vida.Nada tem um fim e isso me instiga a continuar criando,”reinventando.”
A querida artista deixa uma mensagem aos #webleitores amantes das artes cênicas.:
Todos sabem o quanto é difícil viver da arte.Eu mais que sei e observando,hoje é difícil viver em qualquer ramo(risos)! Mas segundo um querido mestre “Seja lá o que você faça, ame fazer,simplesmente faça!!!Nunca deixe de sonhar e seguir em frente.”O homem que deixa de sonhar,morre…Quando se deixa abater e pára de lutar,vira um vegetal ambulante,num mundo que a vida pulsa.Vivam meus queridos,com força,fé e coragem.Não guardem seus sonhos nas gavetas…Para justamente não chegarem lá no fim,olharem para trás e verem que os sonhos apodreceram,a vida não valeu a pena!!!
Comentários
Postar um comentário