Personalidade | Ricardo Ferrara

Poética na letra e voz

Por Dani Pessôa

Com canções poéticas e melódicas, o cantor e compositor Ricardo Ferrara lançou seu primeiro cd. Converso agora com o artista! Leia e saiba mais.

                         Imagem:Divulgação


“Não precisa dizer nada” é seu atual trabalho, conte-nos tudo sobre esse projeto !

O projeto “Não precisa dizer nada” é o meu primeiro cd e surgiu em 2002, quando tive a oportunidade de apresentação no Canal do Boi, programa Show Brasil, naquela época apresentado pela Beth Guzzo. Tive que fazer esse cd as pressas, já tinha composições e as outras canções do CD, o maestro Pancho, arranjador das canções, me auxiliou na escolha. Como sempre, toquei em paróquias católicas, tive vontade de também gravar canções mensagens. Entre 2012 e 2013 saíram duas coletâneas produzidas por um dos maiores produtores do meio cristão, Boy. Participei com 2 canções cada, e convidando participações especiais. Em 2014 estamos preparando um cd com 14 canções próprias, canções mensagens, com temáticas dos valores humanos, família, sociedade, espiritualidade, para comemorar mais de 10 anos de caminhada na música, que tem seu início com a gravação do cd Não precisa dizer nada em 2002.

A canção “Estou Apaixonado por Você”, surgiu em qual momento e circunstância da carreira?

É uma história engraçada. Essa canção foi gravada pelo grande cantor Bob Joe, precursor da música country aqui no Brasil, e era uma canção que um dos investidores do programa Show Brasil gostava muito. Ao escolher o repertório do cd Não precisa dizer nada, juntamente com o maestro Pancho, ele me pediu para gravar a canção, pois ele achava que poderia cair bem na minha voz. Eu escutei, gostei e consenti em gravá-la.

Estudar o campo da Filosofia faz com que amplie suas criações musicais?

A Filosofia entrou em minha vida em uma época que tive vontade de ingressar no seminário, situação que não ocorreu, mesmo sendo aprovado em duas oportunidades. Isso significa que ela se circunscreve na minha busca humana de me conhecer melhor. Tive a oportunidade de me formar bacharel e mestre em Filosofia, depois de ter sido bacharel em Sistemas de Informação e ter atuado como analista de sistemas. A grosso modo, na Filosofia, a música se relaciona com a Estética. Não se trata somente de beleza da forma e do conteúdo, mas em que medida a arte em geral pode produzir uma experiência estética no indivíduo que a aprecia. Essa experiência estética pode proporcionar a sensação de bem-estar, de um mergulho em si mesmo. Neste sentido, a Filosofia me permite trabalhar melhor a poética da canção, no sentido de aproximar a palavra da vida concreta, cotidiana. Ocorre que vivenciamos uma intensa banalização, não somente da música, mas da arte, por questões culturais e comerciais.

Atualmente quais são suas influências artísticas?

Várias. Vamos por segmentos. Do lado sertanejo: Renato Teixeira, Almir Sater, Pena Branca & Xavantinho, Chrystian & Ralf, Chitãozinho & Xororó. Do meio cristão: Banda Canção Nova, Vida Reluz, Mensagem Brasil, Pe. Zezinho, scj, Fabio de Melo. De MPB: Milton Nascimento, Djavan, Chico Buarque, Tom Jobim, Clube da Esquina, Roupa Nova, Mônica Salmasso. Citei somente alguns.

Como definiria o seu estilo de compor e cantar? Ousaria navegar por outras vertentes ?

No começo, todo cantor e compositor imita seu cantor  / compositor preferido, e isso não tem jeito. Mas muitos se “acomodaram” na imitação por razões comerciais. Pois é, os outros já existem … Outros preferiram buscar sua identidade própria, uma marca característica, única. Por exemplo, tenho a impressão de saber que aquela canção interpretada por determinada cantora é do Chico Buarque, por sua peculiaridade, marca pessoal impressa pelo autor, tal como a impressão digital, única. Eu decidi trilhar por essa senda, que não é tão fácil, pois aí não se busca somente o sucesso de uma canção, mas a trajetória de uma carreira sólida, alicerçada em valores que acredito, como esse: que o ser humano deve ser sempre valorizado, e tratado como tal e não como um mero objeto. Gravar um cd de canções mensagens depois de ter gravado um cd sertanejo certamente é uma grande ousadia. Por outro lado, tem esse fio condutor da valorização humana, uma identidade. No próximo cd, experimento cantar outros ritmos, por como rock, guarânia, country. Por se tratar de canções mensagens, a conjugação desses ritmos certamente é ousada. E quem sabe mais pra frente volto a gravar um repertório sertanejo …

O cantor Ricardo Ferrara deixa sua mensagem aos internautas Show&Art .:

Como canta Milton Nascimento: “o artista tem de ir onde o povo está!” A razão de ser de qualquer expressão artística só tem sentido se houver quem a receba, a aprecie. O povo sempre espera do artista algo novo e de qualidade. Esse é o caminho que decidi seguir e que não tem volta. Grande abraço a todos os amigos da Show & Art, bjs no S2 e até outras oportunidades, se Deus quiser.

 

Clique e conheça outros trabalhos .: 

Palco Mp3.: www.palcomp3.com.br/ricardoferrara

Myspace.: www.myspace.com/ricardoferrara

Twitter.: www.twitter.com/ricardoferrara

Youtube.: http://www.youtube.com/user/ricardoferrara

FanPage.: https://www.facebook.com/pages/Ricardo-Ferrara/113087048777049?ref=hl


"RELEMBRE A DIAGRAMAÇÃO DO PORTAL SHOW&ART" 










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personalidade | Kennedy Brazzil

Personalidade | Fernando Castilho

Personalidade | Anna Lyvia